Projeto Espaço Cidadão inicia as atividades em 2019

Projeto Espaço Cidadão inicia as atividades em 2019

Em parceria com a Prefeitura de Belford Roxo, município do Rio de Janeiro, o Instituto da Criança – IC, junto à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizaram uma capacitação com cerca de 20 coordenadores dos equipamentos da Assistência Social a fim de mostrar toda a metodologia do projeto Espaço Cidadão, que está presente no município há três anos. O curso foi dividido em dois encontros: no Previde e no Centro de Especialidades Odontológicas da Prata.

No primeiro ano, as atividades do Espaço Cidadão foram elaboradas dentro dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e no segundo ano, nas instituições da rede. Em 2019, a ideia é realizar as atividades tanto no CRAS, quanto nas instituições. Vale destacar que, em 2018, 830 pessoas, entre adolescentes, adultos e idosos, se formaram pela iniciativa.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosana Moura, o objetivo da capacitação é que os coordenadores, junto com suas equipes de cada equipamento, multipliquem informações, através de abordagens estratégicas. “Muitas pessoas não sabem o que é ou para que serve os CRAS e os CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Esse projeto é uma maneira de informá-los sobre os serviços prestados”, conclui.

Já a coordenadora do CRAS Santa Marta, Daniela Farias, ficou muito contente com a capacitação e diz que aprender nunca é demais: “Sempre que há capacitações, eu participo. Estou começando esse ano no projeto e minha expectativa está muito grande, pois os encontros tratam de temas cotidianos e nós, como instrutores, nos tornamos agentes multiplicadores. Ainda temos a possibilidade de aprender com as famílias ao contarem suas experiências”, afirma.

Para este ano, o Instituto da Criança tem como meta formar 1.000 pessoas no projeto. Há 15 anos, o Espaço Cidadão já atendeu 15.830 jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Por meio de encontros semanais, o projeto trata de temas relativos à cidadania e relacionamento interpessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *